sexta-feira, 17 de abril de 2009

O BRASIL É UM PAÍS RACISTA

Preconceito e racismo

"As crianças negras tem o coeficiente de inteligencia inferior ao das crianças brancas". "Os judeus são avarentos". "Os alemães pertencem à uma raça superior". "A mulher é menos inteligente que o homem".
Todas essas afirmações tem muito em comum: nelas se emitem conceitos falsos, julgam-se as pessoas através do grupo a que pertencem e cometem-se generalizações indevidas. Além disso, são crenças apenas emocionais, sem nenhuma base científica.
O pior de tudo é que , muitas vezes, esses preconceitos não se limitam apenas as opiniões, mas são seguidos por atitudes que discriminam todo um grupo de indivíduos. Nesse caso está o racismo, um preconceito que afirma a superioridade de um grupo racial sobre o outro e que tem sido particularmente danoso à saúde física e mental de muitos indivíduos.

O mito da "raça pura"ou da "raça superior"

A grande variedade genética da espécie humana torna absurda a idéia de uma "raça humana pura". Sua existência não apenas é impossível como seria altamente indesejável, pois a variedade genética dentro de uma população é um fator importante para haver êxito na luta pela sobrevivência. Mais absurdo ainda do ponto de vista biológico( para não falar no aspecto ético e social ) é tendencia que alguns tem de conferir certas características( positivas ou negativas ) a toda uma raça, classificando-a, por exemplo, como "muito inteligente" ou "inferior". Neste caso, ignora-se não apenas a grande diversidade genética de nossa espécie, mas também a influência do ambiente sobre diversas de suas características.
Algumas pessoas se servem da história para demonstrar teorias de superioridade racial. Argumentam elas que certas raças atingiram maior grau de civilização que outras. Entretanto, uam análise objetiva mostra que isso não é verdadeiro, pois na realidade a supremacia política e cultural não é privilégio de nenhum grupo étnico. Ao longo da história, quase todos os grupos étnicos conheceram fases de intenso desenvolvimento e fases de decadência. Além disso, qual é o critério para considerar um grupo mais desenvolvido que o outro? Será que o homem moderno, capaz de destruir toda a humanidade com armas nucleares pode ser considerado superior às civilizações indígenas, que vivem em equilíbrio com a natureza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário